Normas para submissão de trabalhos

  1. Os temas apresentados deverão ser obrigatoriamente relacionados à Odontologia nas seguintes áreas, categorias e modalidades:
    1. Áreas de trabalho
      • Anatomia;
      • Fisiologia;
      • Farmacologia;
      • Microbiologia;
      • Imunologia;
      • Histologia/Embriologia;
      • Materiais Dentários;
      • Cirurgia Bucomaxilofacial;
      • Dentística;
      • DTM e Dor Orofacial;
      • Endodontia;
      • Estomatologia;
      • Implantodontia;
      • Radiologia odontológica;
      • Odontopediatria;
      • Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares;
      • Odontogeriatria;
      • Odontologia Hospitalar;
      • Odontologia Legal;
      • Pacientes Especiais;
      • Patologia bucal;
      • Periodontia;
      • Prótese e oclusão;
      • Saúde Coletiva.
    2. Categorias: Acadêmico e profissional.
    3. Modalidades: Oral (Pesquisa científica, Caso clínico e Tema livre) e Painel (Pesquisa científica, Extensão, Caso clínico e Tema livre).
  2. Prazo para submissão: 28 de maio a 03 de julho de 2018. A lista de trabalhos selecionados será divulgada a partir do dia 01 de agosto de 2018 no site do evento. Apenas será garantida a IMPOSSIBILIDADE de choque de horário de Hands on com as apresentações de trabalhos para inscrições realizadas até o dia 01 de agosto de 2018.
  3. Submissão (apenas online):
    1. Para a submissão do trabalho, o autor deverá estar inscrito no evento e clicar na opção “Submeter trabalho” que está disponível no menu “Trabalhos”, no sub item “Submeter trabalho”. Após isso, deverá preencher os campos obrigatórios e clicar no botão “Enviar trabalho”. Observação: usuários dos serviços de e-mail da Microsoft (hotmail.com, outlook.com, live.com, etc) e do Yahoo! tem tido dificuldade em receber as mensagens enviadas pelo sistema. Portanto, aconselha-se o uso de um endereço de e-mail do Google, terminado em “gmail.com”.
    2. Deverá ser identificada a área do trabalho, categoria e modalidade em que se enquadra o trabalho.
    3. Deverá ser identificada a instituição de origem.
    4. Todos os trabalhos apresentados por estudantes (acadêmicos), obrigatoriamente, deverão ser orientados por profissionais/professores.
    5. O primeiro autor do trabalho deverá, necessariamente, estar inscrito na VIII Jornada Odontológica de Sobral (VIII JOSb) e X Jornada Sobralense de Estomatologia, Radiologia Odontológica e Patologia Oral (X JOERP) através do site e ter efetuado pagamento da taxa de inscrição para que o trabalho seja enviado e avaliado.
    6. Os trabalhos terão no máximo 05 autores (sendo 01 autor, 03 co-autores e 01 orientador). O nome completo do autor, do(s) coautor(es) e do(a) orientador(a) deve vir seguindo de indicação de titulação e instituição a que pertence(em) e endereço eletrônico, separados por vírgula.
    7. Caso haja impossibilidade de o apresentador comparecer ao evento, deve ser designado um dos coautores para proceder a apresentação, devendo este(a) estar necessariamente inscrito na Jornada.
    8. Cada autor poderá inscrever até 02 (dois) trabalhos, podendo estar relacionado como coautor em outros trabalhos sem número limite.
    9. Caso o trabalho em formato de Apresentação Oral não seja aceito, no ato da submissão do resumo, o autor terá como opção o remanejamento para formato de Painel, mediante aprovação da Comissão Científica. Para tal será necessário fazer a opção no momento da inscrição do trabalho.
    10. O título deverá ser digitado em letras maiúsculas com no máximo 120 caracteres.
    11. O resumo do trabalho deverá ser preenchido on-line, em parágrafo único, deve conter, no máximo 250 palavras, limitando-se a 1600 caracteres e mínimo de 1200 caracteres com espaços. As informações mais relevantes sobre objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deve ser escrito sequencialmente, sem subdivisões. Não deve conter símbolos e contrações que não sejam de uso corrente nem fórmulas, equações, diagramas.
    12. Logo após o resumo deverão ser listados até 4 descritores, precedidos pela expressão “DESCRITORES:”, conforme os Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/), iniciadas por letra maiúscula, separados e finalizados por ponto que devem ter, no máximo, 200 (duzentos) caracteres. Sendo que a somatória dos caracteres do resumo do trabalho com os descritores deve ser de no máximo 1800 caracteres. Os descritores deverão ser informados no campo “Resumo do trabalho”.
    13. A fidelidade do resumo é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.
    14. O emprego de imagens clínicas na apresentação é de responsabilidade do(s) autor(es). A Comissão Científica não se responsabiliza pelo uso dessas.
    15. Trabalhos inscritos fora das normas gerais e específicas propostas serão automaticamente desclassificados pela Comissão Científica do evento, bem como aqueles que não estiverem com o texto completo.
    16. Para cada trabalho apresentado, será emitido um único certificado com os nomes do autor, coautor(es) e orientador, disponibilizados no site da jornada. Os dados serão aqueles fornecidos pelo autor/apresentador no ato da inscrição do trabalho. NÃO SERÃO PERMITIDAS MODIFICAÇÕES E/OU ACRÉSCIMOS POSTERIORES.
    17. Os melhores trabalhos em cada sala/turno, com a mesma banca avaliadora, por dia de apresentação, serão premiados com certificados de 1º LUGAR, 2º LUGAR e menção honrosa.
    18. Tanto para a Apresentação de Trabalho Oral quanto em Painéis é obrigatória a presença do logotipo da VIII JOSB e X JOERP, sendo este disponibilizado no site do evento.
    19. Os trabalhos enviados serão previamente avaliados e selecionados por uma comissão de professores, devidamente credenciados pela Comissão Científica, distribuídos por área de conhecimento, tendo como base o resumo submetido para avaliação.
    20. A avaliação dos resumos submetidos será realizada por examinadores distribuídos entre as diversas Instituições de Ensino Superior do país, em regime cego.
    21. Local, data e horário de apresentação serão comunicados online no site do evento a partir do dia 08 de agosto de 2018.
    22. Considera-se, a partir do ato da inscrição do trabalho, que os autores aceitam as condições de publicação do resumo do trabalho por meio impresso, digital e/ou via Internet, não cabendo garantia de qualquer direito autoral ou de uso de imagem aos autores.
    23. A Comissão Científica não se obriga a emitir parecer e nem justificativas sobre a não seleção de trabalhos inscritos, uma vez que tal fato não caracteriza demérito para o trabalho.

Apresentações Orais

  1. O tempo para apresentação será de 15 minutos, mais 5 minutos disponibilizados para arguição da banca examinadora e do público presente. O horário será fixo, não sendo admitidos atrasos pelos apresentadores, bem como nenhuma apresentação adiada.
  2. Em caso de exceder o tempo máximo, a apresentação poderá ser automaticamente INTERROMPIDA se a banca examinadora julgar necessário, ocorrendo perda de pontos no julgamento do trabalho.
  3. O apresentador deverá trazer sua apresentação obrigatoriamente no seu notebook. Não serão aceitos trabalhos em disquete, CD-ROM, pen-drive, iPad ou quaisquer outros meios.
  4. Pelo menos 05 referências bibliográficas atualizadas (artigos científicos) deverão ser apresentadas ao final da apresentação seguindo as normas da ABNT.
  5. A Comissão Organizadora do evento disponibilizará apenas o projetor multimídia.

Painéis

  1. Nesta modalidade serão aceitos trabalhos apenas de acadêmicos.
  2. O trabalho ficará exposto por todo o turno, devendo o apresentador permanecer no local fixado, na hora determinada e discutir o seu trabalho com os interessados, com o tempo de apresentação no máximo 10 minutos para a banca examinadora.
  3. A ausência do apresentador no momento da apresentação aos avaliadores configurará desclassificação do trabalho.
  4. O espaço oferecido para instalação é de até 0,90m (largura) x 1,20m (altura), tendo o banner no máximo tais dimensões.
  5. Sugere-se que o painel contenha no mínimo 05 (cinco) referências bibliográficas atualizadas, seguindo as normas da ABNT.
  6. O título do painel deverá ser o mesmo descrito quando do envio do resumo e apresentar-se em letras maiúsculas. Os nomes dos autores deverão vir logo abaixo do título escrito, em letras menores, seguidos dos nomes das instituições de afiliação, cidade e estado. Sugere-se que seja colocado o e-mail de contato do autor principal ou do local de realização do trabalho.
  7. Deverão ser utilizados desenhos, gráficos, tabelas, letras, entre outros, em tamanho compatível com a observação e leitura, no mínimo a 01 metro de distância.
  8. A confecção do painel será de total responsabilidade dos autores do trabalho.
  9. A colocação e a retirada dos painéis são de inteira responsabilidade dos autores do trabalho. O evento não se responsabilizará pelos trabalhos deixados no local da exposição ao final do turno.